Todas as
newsletters
Criação do Fundo de Garantia Mutuária, Fundo Público e Regime Jurídico das Sociedades Gestoras de Fundos de Garantia
No dia 10 de junho de 2024, foram publicados, o Decreto de Criação do Fundo de Garantia Mutuária, Fundo Público (FGM, FP), e o Decreto que aprova o Regime Jurídico das Sociedades Gestoras de Fundos de Garantia Mutuária.
As Parcerias Público Privadas como motor de crescimento económico em Moçambique
As PPP são uma realidade em Moçambique há bastante mais tempo, em especial no sector dos portos e ferrovias. As PPP destacam-se atualmente como um mecanismo a que os governos recorrem para financiar a realização de infraestruturas públicas, e Moçambique não é exceção.
Normas técnicas de registo de subscritores de serviço de telecomunicações e das normas técnicas de funcionamento da central de risco
Foram publicadas as Resoluções que criam as Normas Técnicas de Registo de Subscritores de Serviço de Telecomunicações e as Normas Técnicas de Funcionamento da Central de Risco, respectivamente.
Beneficiário Efectivo
O Novo Código Comercial, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 1/2022 de 25 de Maio, introduziu na sua redacção a figura do Beneficiário Efectivo. O conceito, embora novo na legislação comercial moçambicana, constava já da Lei de Branqueamento de Capitais do Beneficiário Efetivo, aprovada pela Lei n.º 14/2013 de 12 de Agosto, entretanto revogada pela Lei n.º 11/2022, de 7 de Julho (adiante “Nova Lei de Combate e Prevenção ao Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo”).
Lei de combate e prevenção do branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa e sua estratégia de implementação
No contexto da recente inclusão de Moçambique no grupo de países da Lista Cinzenta aprovado pelo Grupo de Acção Financeira/ Financial Action Task Force (GAFI/FATF) - um organismo intergovernamental que tem como objectivo desenvolver e promover políticas, nacionais e internacionais, de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo – importa realçar que em Julho de 2022 foi aprovada a nova Lei de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo (Lei n.º 11/2022) e posteriormente, em Novembro de 2022, foi aprovada a sua Estratégia de Implementação (Resolução nº 45/2022).
Alterações ao regulamento dos mecanismos e procedimentos para a contratação de cidadãos de nacionalidade estrangeira
Foi recentemente publicado o Decreto número 43/2022, de 19 de Agosto (“Decreto”), relativo à alteração de alguns artigos do Regulamento dos Mecanismos e Procedimentos para a Contratação de Cidadãos de Nacionalidade Estrangeira (“RMPCCNE”), aprovado pelo Decreto número 37/2016, de 31 de Agosto.
Concessão do perdão de multas e redução de juros de mora pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) em Cabo Delgado
Como uma forma de mitigar o impacto económico e social causados pelo terrorismo e ataques de grupos armados desde Outubro de 2017, foi recentemente publicado o Decreto número 42/2022, de 17 de Agosto (“Decreto”), relativo à concessão do perdão de multas e redução de juros de mora dos contribuintes devedores do Sistema de Segurança Social Obrigatória (“SSSO”), com o intuito de prestar apoio às empresas e aos trabalhadores por conta própria (“TCP”) afectados, através da adopção de medidas de alívio da obrigação contributiva ao sistema de SSSO gerido pelo INSS.
Programa de Medidas de Aceleração Económica (PAE) – Moçambique
O Governo da República de Moçambique anunciou o lançamento do Programa de Medidas de Aceleração Económica (doravante “PAE”) no passado dia 9 de Agosto de 2022, programa esse composto por um pacote de vinte medidas de reforma que visam a retoma do crescimento económico.
Criação do visto para assistência humanitária
Foi recentemente publicado o Decreto número 13/2022, de 11 de Abril (doravante “Decreto”), respeitante à criação do Visto para Assistência Humanitária (doravante “Visto Humanitário”), concedido aos cidadãos estrangeiro que se desloquem à Moçambique a convite das (i) autoridades governamentais; (ii) organizações internacionais; e (iii) organizações não-governamentais.
Regulamento do Número Único de Identificação Bancária (NUIB)
Foi recentemente publicado o Regulamento do Número Único de Identificação Bancária (NUIB) que visa regular a atribuição, adoção, funcionamento e utilização do NUIB.
O NUIB será aplicável às instituições de crédito e sociedades financeiras e outras entidades sujeitas à supervisão do Banco de Moçambique, bem como às pessoas singulares e coletivas, públicas ou privadas que mantenham relações com o Banco de Moçambique.
Moçambique ratifica o acordo de mobilidade da CPLP
Em Dezembro de 2021, Moçambique procedeu com a assinatura e ratificação do Acordo de Mobilidade, tendo em Janeiro de 2022, depositado junto do Secretariado Executivo da CPLP o respectivo instrumento de ratificação, tornando-se assim no quinto dos nove Estado-membro da CPLP a fazê-lo.
Conheça o novo Código de Conduta das instituições de crédito e sociedades financeiras e protecção do consumidor financeiro
Foi recentemente publicado o novo Código de Conduta das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras e Protecção do Consumidor Financeiro que reforça e alarga o âmbito da protecção do consumidor financeiro e materializa os princípios gerais de protecção de consumidores.
Alteração do código civil
As alterações introduzidas têm em vista a adequação do Código Civil ao regime do Código do Registo Predial (aprovado pelo Decreto-Lei n.° 2/2018, de 23 de Agosto), tendo em conta a necessidade de desburocratização, flexibilização e simplificação dos procedimentos, permitindo a introdução de novas formalidades contratuais quando estejam envolvidos bens imóveis.
Aprovação da Estratégia para a concessão de áreas para as operações petrolíferas
Foi aprovada a Resolução n.º 39/2021, de 4 de Agosto que estabelece a estratégia para a concessão de áreas para as operações petrolíferas, revogando a Resolução n.º 27/2009, de 9 de Junho. Este instrumento visa garantir uma gestão eficiente e sustentável das áreas e dos potenciais recursos existentes.
Alteração do Regulamento da Lei de Investimentos
Foi publicado o Decreto n.º 20/2021, de 13 de Abril, que aprovou alterações ao Regulamento da Lei de investimentos que tem em vista a adequação do regime jurídico ao novo quadro institucional de coordenação de processos de investimento e ao objectivo de atracção e facilitação de investimentos nacionais e estrangeiros. A JLA Advogados destaca as principais alterações introduzidas ao Regulamento.
Anteprojecto do regulamento de aceso à energia fora da rede
Ao abrigo da Lei n.º 21/97, de 1 de Outubro, encontra-se em vias de aprovação o Regulamento de Acesso à Energia Fora da Rede (“RAEFR”) que, no essencial, consagra os princípios aplicáveis à actividade de fornecimento para acesso à energia fora da Rede Eléctrica Nacional e ainda o processo de autorização para o seu exercício.
A admissibilidade de aprovação de conta com recursos a meios telemáticos
Nos termos da legislação comercial moçambicana, Código Comercial aprovado pelo Decreto-Lei n.º 2/2005, de 27 de Dezembro e suas alterações, as sociedades comerciais devem proceder com a aprovação de contas nos três meses imediatos ao fim de cada exercício económico.